Quem Somos
O Instituto Sumaúma é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Atuamos como um centro de formação, documentação e pesquisa.
Na execução dos projetos e na contratação de profissionais prestadores de serviços temos como público prioritário pessoas negras, indígenas e/ou periféricas.

Atuamos de maneira interdisciplinar e intersetorial alinhado aos seguintes Objetivo de Desenvolvimento Sustentável:

Nossa história


Princípios Organizacionais
Missão: Assim como a árvore Sumaúma que armazena água para si e para os demais atores do ecossistema; é guia para os barqueiros nas margens dos rios; espalha sementes para alimentar outras espécies e para a germinação; e tem a estrutura potente e raízes tão grandes e fortes que extrapolam as dimensões convencionais…
O Instituto Sumaúma tem como missão: produzir e compartilhar conhecimento relevante para e com o ecossistema; colaborar com o desenvolvimento de carreiras e superação dos desafios do campo acadêmico para pessoas negras, indígenas e/ou periféricas; e ampliar as possibilidades epistêmicas a partir de visões de mundo não hegemônicas.
Visão: Ser um centro centro de formação, documentação e pesquisa reconhecido por contribuições pertinentes à sociedade.
Valores: Educação, Compartilhamento, Respeito aos territórios e Colaboração em rede
Pessoas

Taís Oliveira (ela/dela) é fundadora e Diretora Executiva do Instituto Sumaúma. Relações-públicas (FAPCOM), Mestra e doutoranda em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Pesquisa ciência, tecnologia e sociedade com intersecções de raça e gênero. Atua há 15 anos no campo das relações públicas em planejamento estratégico, comunicação digital, comunicação de causas, métricas e monitoramento.

Serviços: somos especialistas técnicos e contamos com uma rede de pesquisadores e profissionais autoridades em diversos temas. Uma equipe é convidada a colaborar a partir da necessidade e objetivo de cada demanda.
Projetos: contribuímos com a inserção e o desenvolvimento acadêmico de pessoas negras, indígenas e/ou periféricas, portanto este grupo é nossa prioridade.
Áreas, Programas e Projetos
ÁREA | PROGRAMA | PROJETO |
Formação | Caminhos do Conhecimento | – Curso Preparatório para Seleções de Pós-graduação – Formação Técnica para o campo da Pesquisa – Grupo de Pesquisa Sumaúma |
Documentação | Comunicação Científica de Resistência | – Repositório Sumaúma – Comunicação Digital – Eventos |
Pesquisa | Sumaúma Lab – Laboratório Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade | – Incidência Política – Comunicação – Tecnologia – Educação |
Financiadores de Projetos

O Instituto Sumaúma foi contemplado no 4º edital Elas Periféricas (2022) que visa promover o fortalecimento de organizações lideradas por mulheres negras.

O Instituto Sumaúma foi contemplado na chamada pública “O papel da ciência no Brasil de amanhã” (2022) com o projeto “Série ’10 anos depois’” – um podcast sobre os 10 anos da lei de cotas em instituições de ensino.

O Instituto Sumaúma foi contemplado no edital “Ciclo Formativo em Cuidados Digitais” (2024) com o projeto “Cuidados Digitais e Bem-estar na Internet para Comunidades Tradicionais de Povos de Terreiro”.
Gostaria de conversar a respeito de qualquer tema abordado nesta página? Entre em contato por este formulário ou pelo e-mail contato[@]sumauma.org.