Fundadora e Diretora Executiva
Taís Oliveira (ela/dela) é Fundadora, Diretora Executiva e tutora no Instituto Sumaúma. Mestra e doutoranda em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e graduada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (2011).
Também é professora universitária, pesquisadora membra do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros da UFABC (NEAB/UFABC), do Grupo de Pesquisa em Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico da Intercom e pesquisadora associada na Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).
No campo acadêmico se debruça em temas relacionados à Ciência, Tecnologia e Sociedade com intersecções de raça e gênero. Em sua dissertação desenvolveu pesquisa sobre “Redes Sociais na Internet e a Economia Étnica: um estudo sobre o Afroempreendedorismo no Brasil” e no doutorado desenvolve a pesquisa “Decolonialidade sobre raça e tecnologias digitais na divulgação científica em plataformas de audiovisual”. Sua produção acadêmica pode ser consultada aqui.
Tutores do Curso Preparatório
As aulas do Curso Preparatório para Seleções de Pós-graduação são lecionadas por tutoras e tutores voluntários. O atual grupo de professores é composto por: Fernanda Silva e Sousa, João Raphael da Silva, Lina Moreira, Marcus Vinícius Bomfim, Taís Oliveira e Tarcízio Silva.
Redes, parceiros e fornecedores
A Desvelar é uma iniciativa de curadoria e conhecimento afrodiaspóricos, que tem como objetivo ligar as diferentes intelectualidades negras de todo o mundo.
O Instituto DiverCidades tem o propósito de desenvolver ações para a promoção da qualidade de vida e de direitos das pessoas sub-representadas em espaços de poder na sociedade, além de quem vive em condições de vulnerabilidade social, estabelecendo redes e mobilizando parcerias.
A AfrOya Tech Hub é hub global de projetos e diversidade racial em tecnologia com especializações em Sourcing, Recrutamento, Hunting, Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo, Carreira, Liderança, Rede, Afrofuturismo, Diversidade, Inclusão e D&I.
A Agência Elo Negro baseia sua proposta de atuação na Afrocomunicação que pressupõe a construção de um pensamento que leve em consideração estratégias de comunicação que sejam afrocentradas e antirracistas, ou seja, valorize a cultura, a história antes da diáspora forçada, a subjetividade, a ancestralidade e a diversidade do povo negro, afrodiaspórico e indígena.
O RP Negres é um coletivo em torno da profissão Relações Públicas formado por profissionais, pessoas da academia e estudantes para troca de experiências, fortalecimento da comunidade e, principalmente, pautar uma mudança urgente e necessária no mercado de comunicação.
Juliana Vieira é designer, artista e educadora. Foi responsável pela criação e desenvolvimento da identidade visual do Instituto Sumaúma e colabora em projetos que demandam designe gráfico, como a Série ’10 anos depois’.
Financiadores
Apoia-se: O Apoia-se é uma plataforma de Financiamento Coletivo. Lá temos uma campanha recorrente da qual os apoios têm nos ajudado a cobrir gastos como hospedagem, servidor, ferramentas de comunicação e alguns recursos humanos. Caso queira ser um apoiador, acesse aqui.
Fundação Tide Setubal: A Fundação Tide Setubal é uma organização não governamental, de origem familiar, que atua para fomentar iniciativas que promovam a justiça social e o desenvolvimento sustentável de periferias urbanas. O Instituto Sumaúma foi contemplado no 4º edital Elas Periféricas (2022) que visa promover o fortalecimento de organizações lideradas por mulheres negras. Saiba mais aqui.
Instituto Serrapilheira: O Instituto Serrapilheira é uma organização que apoia projetos de pesquisa e divulgação científica. O Instituto Sumaúma foi contemplado na chamada pública “O papel da ciência no Brasil de amanhã” (2022) e desenvolveremos o projeto “Série ’10 anos depois'” – um podcast sobre os 10 anos da lei de cotas em instituições de ensino.