Este texto apresenta a relatoria da aula do dia 12 de Julho de 2023 realizada na IV turma do Curso Preparatório para Seleções de Pós-Graduação, produzida pelas tutorandas Horrara Moreira e Laura dos Santos Schutz. Nesta aula discutimos a respeito da luta da população negra por igualdade de oportunidades no ensino superior, sobre cotas raciais e o movimento negro nas universidades brasileiras.
A aula teve início com a apresentação de parte da entrevista com o Prof. Juarez Xavier no podcast Série ’10 anos depois’ sobre heteroidentificação. A partir desse vídeo, surgiram diversas reflexões, diálogos e análises enriquecedoras.
Também debatemos o artigo “Cotas Raciais, Movimento Negro e os Núcleos Afro-brasileiros: O Caso Da UEM“ escrito pelas pesquisadoras Caroliny de Souza do Nascimento Cardoso e Marivânia Conceição Araújo e, no curso, apresentado pela tutoranda Márcia Vasconcelos, trabalho cujo principais direcionamentos apontam que as ações afirmativas são paliativas diante das desigualdades e discriminações oriundas do racismo, mas que tais ações são importantes e necessárias juntas a outras lutas travadas por pessoas negras.
Durante a aula, foram apresentadas diversas referências importantes para entender a luta da população negra por igualdade de oportunidades no ensino superior, dentre as quais o livro “Memórias da Plantação” de Grada Kilomba e da música “Cota não é esmola” de Bia Ferreira, uma mulher preta e lésbica. Além disso, foram indicados materiais sobre a votação pelo STF da constitucionalidade das cotas para negros em 2012, que incluem discursos de diversos ativistas e intelectuais negros, como Sueli Carneiro.
As cotas raciais têm sido uma importante ferramenta para ampliar o acesso da população negra ao ensino superior. Conforme a relatoria da aula, a população negra enfrenta diversos desafios nas universidades brasileiras, como a falta de representatividade, a discriminação e o racismo estrutural. Para combater essas desigualdades, o movimento negro organizado tem lutado por políticas públicas sócio étnico-raciais, como as cotas raciais.
Outras referências mencionadas em aula: Ariane Kwanza Tena, Paris Yeros, Muryatan Barbosa, Paulo Sérgio da Costa Neves, o caso Rafael Braga, a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), o Consórcio Nacional dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (CONNEABS), o Podcast Projeto Quirino, PCERP – Pesquisa das Características Étnico-Raciais da População | 2008, Thiane Neves, Luciana Xavier de Oliveira, Conar abre representação ética contra propaganda da Volkswagen com Elis Regina, Podcast Rádio Novelo – Vejo o futuro repetir o passado, Programa Helmut Schmidt oferece bolsas de pós-graduação em Políticas Públicas e Negritude PhD.