Livro aborda políticas de inclusão na pós-graduação

No cenário acadêmico brasileiro, a discussão em torno das políticas de inclusão na educação superior ganha relevância em meio a um contexto de desigualdades regionais, étnico-raciais e econômicas marcantes. A obra “Ação afirmativa na pós-graduação: os desafios da expansão de uma política de inclusão”, de autoria de Anna Carolina Venturini, aborda especificamente este problema na pós-graduação brasileira. A obra é resultado de uma análise multidisciplinar que observa o processo de criação da política pública de ação afirmativa no campo, seus atores e motivações.

Anna Venturini é Doutora em Ciência Política e Diretora na pasta de Ações Afirmativas do Ministério da Igualdade Racial (MIR), além de pesquisadora do Afro – Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial do Cebrap e criadora do Observatório de Ações Afirmativas na Pós-Graduação (Obaap).

O livro mostra que diferentemente do que ocorre no nível da graduação, onde as políticas de ação afirmativa são regulamentadas por lei federal, na pós-graduação brasileira, essas políticas têm sido estabelecidas de maneira autônoma por cada programa, ou por meio de legislações estaduais e resoluções dos conselhos universitários. A pesquisa em questão amplia o debate acadêmico ao analisar o processo de criação e implementação dessas políticas, abrangendo o período de janeiro de 2002 a janeiro de 2018.

Ao longo dos sete capítulos, divididos em 444 páginas, a obra vai explorar temas que vão desde a introdução das políticas de ação afirmativa na agenda das universidades até a sua disseminação pelo sistema universitário brasileiro. Venturini aborda os fatores que influenciam a adesão ou não dessas políticas pelos programas de pós-graduação, bem como as mudanças institucionais decorrentes de sua implementação nos processos seletivos.

A obra, que é fruto da tese defendida pela autora no Programa de Pós-graduação em Ciência Política do IESP-UERJ em 2019, e em 2020 ganhou o Prêmio de Melhor Tese de Ciência Política no Concurso de Melhor Tese do IESP-UERJ, pode ser adquirida através do site da EdUERJ.

Posted in Divulgação Científica, Políticas de Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *