No mês de junho aconteceu, na cidade de San José (Costa Rica) e também de forma híbrida com transmissões online, a 12ª edição do RightsCon – o maior encontro mundial sobre Direitos Humanos na era digital.
O Instituto Sumaúma em parceria com o Instituto de Referência em Internet e Sociedade (Iris-BH) apresentou o painel “Lentes Feministas e Antirracistas para regular a Inteligência Artificial no Brasil” que contou com participação das painelistas Fernanda Rodrigues (IRIS-BH), Thiane Neves Barros (UFBA), Lívia Sant’Anna Vaz (Promotora de Justiça do Ministério Público da Bahia) e Danielle Costa (UFPA / Manas Digitais). A mediação do painel foi feito por nossa Diretora Executiva Taís Oliveira e a relatoria pelo pesquisador Tarcízio Silva (Senior Tech Policy Fellow Mozilla).
Assista abaixo ou aqui o painel na integra.
A transcrição deste encontro compõe o livreto “Lentes Antirracistas sobre regulação de Inteligência Artificial” que, além das falas de cada uma das painelistas, também apresenta um mapeamento sobre como organizações de todo mundo tem demandado compromissos antirracistas em temas como algoritmização, discurso de ódio e vigilância estatal.
Este mapeamento foi realizado pelos pesquisadores Tarcízio Silva, Fernanda Rodrigues, Taís Oliveira, Thiane Neves Barros e Pedro Diogo Monteiro e contou com apoio da Mozilla Foudation, Instituto de Referência em Internet e Sociedade, Desvelar e do Instituto Sumaúma.
Acesse gratuitamente o livreto abaixo ou aqui.