No mês de outubro aconteceu o Encontros Serrapilheira para celebrar os cinco anos do Instituto Serrapilheira. O evento aconteceu dos dias 16 a 19 de outubro, na cidade do Rio de Janeiro, e contou com a presença de cientistas, divulgadores científicos, palestras e mesas redondas com grandes nomes do campo.
Os participantes puderam apresentar seus projetos, participar de debates e palestras sobre ciência e divulgação científica, além de fazer novas conexões para futuras colaborações. O encontro, sobretudo na atual conjuntura, foi um ato potente de defesa, fomento e incentivo ao desenvolvimento científico no país.
Neste ano o Instituto Sumaúma foi contemplado na chamada pública “O papel da ciência no Brasil de amanhã“, da qual faremos o projeto “Série ’10 anos depois'” que trata de um #podcast sobre os 10 anos da lei de cotas em instituições de ensino (lançamento em breve!).
O que é o Instituto Serrapilheira
O Instituto Serrapilheira é a primeira instituição privada do Brasil, sem fins lucrativos, de fomento à ciência. Oficialmente lançado em março de 2017, mas sendo desenvolvido desde 2014, seus recursos são oriundos de um fundo patrimonial de $350 milhões de reais, constituído no ano de 2016.
O Instituto Serrapilheira atua em dois âmbitos:
Ciência: nesse âmbito atua por meio de dois programas: Programa de Apoio à Ciência e o Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas. O primeiro, além de identificar e apoiar pesquisas de excelência de jovens cientistas, promove treinamentos e eventos de integração e o segundo oferece um treinamento transdisciplinar a estudantes que desejem cursar o doutorado em centros de pesquisa internacionais.
Divulgação Científica: esse âmbito atua identificando e dando suporte a projetos profissionais de jornalismo e mídia. O Serrapilheira já apoiou mais de 190 projetos de pesquisa e de divulgação científica.