Currículo Lattes: um portfólio online para divulgação de experiências profissionais e acadêmicas

Por Nadja Nayra Ribeiro

1. O que é o Currículo Lattes?

Lançado em 1999 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Currículo Lattes é uma plataforma online que reúne a jornada acadêmica de estudantes, pesquisadores e docentes no Brasil. O nome dessa plataforma faz referência ao trabalho desenvolvido pelo físico brasileiro Césare Giulio Lattes, que atuou no campo da física atômica.

Fonte: Painel Lattes, disponível em: <http://www.bi.cnpq.br/painel/formacao-atuacao-lattes/>.

O Currículo Lattes tem como objetivo padronizar e organizar as informações sobre a trajetória acadêmica e profissional de pesquisadores e estudantes brasileiros. De acordo com dados extraídos da plataforma, cerca de 53% dos currículos cadastrados são de estudantes de mestrado, 40% de doutorado e 7% de mestrado profissional.

2. Como é a estrutura do Currículo Lattes?

Qualquer pessoa pode criar um Currículo Lattes por meio de um cadastro no site do CNPq, disponível no link: < https://lattes.cnpq.br/>. Para criar ou atualizar o Currículo nessa plataforma, é preciso atenção nas informações preenchidas e possuir alguns documentos comprobatórios, como diplomas, certificados, declarações e outras comprovações que atestem a experiência descrita.

O Currículo Lattes é dividido em seções que permitem uma apresentação detalhada da trajetória do pesquisador, sendo as principais:

  • Informação pessoal: nome, foto, país e informações de contato;
  • Formação acadêmica/titulação: histórico educacional, o que pode incluir as informações referentes aos cursos de graduação, pós-graduação e cursos complementares;
  • Atuação Profissional: experiências em instituições de ensino, pesquisa e outras atividades profissionais relevantes;
  • Área de atuação: atuação acadêmica, habilidades linguísticas e nível de cada idioma, que podem ser comprovadas pelo resultado do teste de proficiência;
  • Produções bibliográficas: listagem de artigos publicados em periódicos, livros, capítulos e outros produtos resultantes da atividade de pesquisa. Também é possível incluir a descrição dos projetos em que o pesquisador esteve envolvido e informações sobre orientações de alunos em níveis de graduação e pós-graduação.

3. Qual é a importância do Currículo Lattes na área acadêmica?

Segundo a própria plataforma, “o Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país, e é hoje adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País”. Assim, essa ferramenta serve como um portfólio online, permitindo a divulgação de trabalhos, publicações, projetos, experiências profissionais e acadêmicas.

Ainda, o Currículo Lattes permite a busca de outros Currículos e é utilizado em processos seletivos para programas de pós-graduação, bolsas de estudo e projetos de pesquisa. Desse modo, trata-se de uma ferramenta importante para quem busca seguir a carreira acadêmica no Brasil, especialmente para os estudantes que querem ingressar em cursos de mestrado ou doutorado. Isso porque as instituições de ensino podem avaliar o perfil acadêmico com base no Currículo em seus processos seletivos.

Em síntese, o Currículo Lattes facilita a organização e a divulgação das informações sobre a trajetória e a produção científica de pesquisadores. Desse modo, ao manter o currículo atualizado e completo, aumentam-se as chances de conquistar oportunidades acadêmicas, como conseguir bolsas de estudo, ingressar em programas de pós-graduação, entre outros.


Este artigo é uma contribuição das pessoas tutorandas que participaram da Turma V (2024) do Curso Preparatório para Seleções de Pós-Graduação. O objetivo é explorar o potencial documental da plataforma de blog para partilhar curadoria de materiais pertinentes para a comunidade científica e para a sociedade de modo geral.

Posted in Divulgação Científica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *