Conheça a Academia Preta Decolonial

Promovido pelo Núcleo de Pesquisa Maria Firmina dos Reis, a Academia Preta Decolonial é um projeto de extensão de formação antirracista que visa ser um espaço de reflexão, produção e disseminação de conhecimento para a construção de um pensamento decolonial negro.

Desde 2020, a Academia Preta Decolonial é um projeto que visa descentralizar o conhecimento, reconhecer e visibilizar as múltiplas formas de construção do saber, além de abordar questões relacionadas à raça, gênero, cisheteronormatividade e outras formas de opressão vigentes em nossa sociedade. 

O curso é ministrado por professores e pesquisadores negros e negras de todo o mundo, tendo já contado com a participação de ministrantes internacionais de Barcelona e de Moçambique, por exemplo. APD conta com cursistas diversos entre ativistas, militantes, professores, estudantes de pós-graduação, pessoas de comunidades quilombolas, membros do NEABIS, entre outros. Já ministraram o curso: Andreia Marreiro, Herli de Sousa Carvalho, Rosenverck Estrela Santos, Dai Sombra, Thiane Neves, entre outras. 

Entre as MariaFirminers, como se autodenominam, há estudantes, pesquisadoras, colaboradoras estrangeiras. Na coordenação do projeto estão:  

Michelly Santos de Carvalho – É Coordenadora do núcleo, Professora no curso de Jornalismo (UFMA/Imperatriz), Jornalista, Mestre em Informação e Jornalismo (Uminho) e Doutora em Ciências da Comunicação (Uminho)

Leila Lima de Sousa – É Vice-Coordenadora do núcleo, Professora no curso de Jornalismo (UFMA/Imperatriz), Jornalista, Mestre em Comunicação (UFPI) e Doutora em Ciências da Comunicação (Unisinos).

Núcleo de Pesquisa Maria Firmina dos Reis ganha Prêmio Luiz Beltrão 

Em maio de 2019, foi criado o Núcleo Interdisciplinar de Estudo, Pesquisa e Extensão em Comunicação, Gênero e Feminismos – Maria Firmina Dos Reis (referência à escritora brasileira considerada a primeira romancista negra do Brasil), visando promover e dar visibilidade aos estudos e às atividades de extensão na área de comunicação, gênero e feminismos, na Universidade Federal do Maranhão/UFMA – Campus Imperatriz.

O Núcleo venceu o Prêmio Luiz Beltrão da Intercom em 2022, na categoria Grupo Inovador, o mais votado pelo júri da Intercom. O Prêmio foi entregue durante o 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado na UFPB, em João Pessoa. Saiba mais sobre o núcleo e a APD aqui.

Posted in Divulgação Científica.

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *