Atualmente, aprender um novo idioma é um dos principais requisitos da vida profissional. O inglês, por ser o idioma universal, está deixando de ser um diferencial e sendo exigido cada dia mais.
É claro que muitas são as dificuldades para conseguir esse feito, seja pela questão financeira para investir em um curso ou por ser autodidata suficiente para garantir um aprendizado contínuo e de qualidade em casa.
Pensando nisso, separamos 5 dicas valiosas para você que quer estudar inglês. As dicas são para quem tem a oportunidade de estudar em uma escola tanto para quem vai aproveitar as ferramentas e estudar sozinho em casa. Vamos lá?
Não espere o momento certo: apenas comece
Respeitar o seu ritmo e seus limites são fundamentais para ter qualidade e resultados positivos em todos os processos da vida, mas é importante identificar os momentos de autossabotagem.
É necessário ficar atento para não procrastinar e esperar o “momento certo” para iniciar os estudos, seja financeiramente ou esperando ter tempo suficiente. É possível estudar o idioma consumindo materiais em inglês ou tentando entender aquela música que você tanto gosta.
Ajustar o aprendizado dentro da sua rotina é fundamental para iniciar o processo e finalmente aprender um novo idioma, ainda que seja em um ritmo menor.
Confira o canal da Profa. Tiffani, uma norte-americana que ensina o idioma de uma forma descontraída:
Mergulhe no universo do idioma: leia, escute e escreva em inglês
Inscreva-se em podcasts, canais de YouTube e escute músicas em inglês. Textos e páginas em redes sociais também podem ser grandes aliados para aprender o idioma.
O ensino não precisa vir somente da sala de aula. O universo e a rotina voltado à aprendizagem do idioma fará com que você mergulhe de vez nessa tarefa.
Alterar o idioma do seu computador, celular e outros aparelhos eletrônicos que você utiliza também são opções para ficar mais perto do inglês. Aproveite os detalhes para atingir o seu objetivo!
Fale com as pessoas ou sozinho, mas sempre em inglês
O “speaking” ou a “fala” costuma ser a grande dificuldade dos estudantes de inglês. Compreender a entonação e as diferenças de fonética do português para o inglês faz com que a pronúncia das palavras seja um desafio.
O importante é falar e praticar até desenvolver um vocabulário rico e diverso. O speaking trabalha a desenvoltura e a fluência do idioma, portanto, é fundamental falar muito e até ter uma rede com brasileiros ou nativos para praticar sempre o idioma falado.
Então apenas coloque em prática, sendo com alguém ou sozinho, como cantando uma música, por exemplo!
Tire suas dúvidas: pesquise e pergunte
Ouviu aquela música, aquele programa no podcast ou fez a leitura de um livro e não entendeu uma palavra? Corra para buscar e compreender!
As vezes é possível entender o sentido da palavra pelo contexto, mas quando não for, o dicionário pode ser seu aliado. Se você tem uma rede de amigos que pode praticar, é uma oportunidade para compreender o significado da palavra em inglês, obtendo explicações também em inglês.
O importante é sempre esclarecer e tirar as dúvidas sobre o idioma, seja por uma palavra, por alguma regrinha, expressão ou gramática.
Permita-se errar
A vergonha de errar não pode ser maior que a vontade de aprender. Se você está em um processo de aprendizagem com certeza os erros irão acontecer.
E esse é o momento de transformar esses erros em oportunidades, então, ao cometê-los, faça anotações, grave áudios ou qualquer outra estratégia para não esquecer.
Errar faz parte do processo e não pode se tornar um mecanismo de autocobrança. Respeitar seu ritmo é fundamental, afinal, você está aprendendo um idioma totalmente novo. Então, aproveite esse momento!
Agora que você já tem essas dicas, já está na hora de iniciar, certo? Compartilhe a publicação com os amigos e comente abaixo o que achou!
James do EngVid também ensina sobre o idioma em seu canal no Youtube, de forma divertida e pontual: